quinta-feira, 15 de outubro de 2009

KINDLE



Hoje, no dia do professor me peguei pensando na vida, no amanhã...em como será o dia do professor daqui uns 10, 15 anos...confesso que me encanta e me apavora ao mesmo tempo esse futuro louco que vem atropelando nosso dia-a-dia e nos enchendo de curiosidade e medos.
Esta semana descobri que em muito breve (no Brasil porque lá fora já está "bombando")nossos tão adorados livros serão substituídos por essa "coisinha" aí em cima chamada KINDLE. Minha primeira reação foi "Ah não, não quero, e minha biblioteca que estou montando?" Há três anos, à medida que recebo livros e os compro minha empolgação aumenta ao pensar aonde vou colocá-los, como vou limpá-los e a cor e o modelo da minha linda e "enorme" estante de madeira que terei na minha casa, que, agora acredito que será do tamanho ou menor do que um criado-mudo.
Sim. Eles deixarão de existir. Isso é fato! Assim foi com nossos originais walk ou disc mans, fitas cassete e de vídeo, os discos de vinil, as câmeras fotográficas que continham filmes de 12, 24 ou 36 poses só...dentre tantas outras coisas...
Acredito que os livros continuarão valiosos, serão vistos, colecionados e vendidos como relíquias, preciosidades e isso provavelmente por um tempo terá o seu charme.
Impossível é competir com toda essa modernidade que, convenhamos, é simplesmente incrível. Imaginem só mais de 1500 exemplares sonhados (e resistidos muitas vezes por seus preços) ao nosso alcance, assim, em 60 segundos de download e pagando pouco mais de 10, 15 reais por isso! Não é demais? A implantação de uma consciência ecológica com a economia - ou extinção - do uso exagerado de papel, o prazer de poder ler com as luzes apagadas ou a ausência de peso nas mochilas e nos braços cansados de todo um dia.
Entre essas e muitas outras, deixei de lado a minha primeira (má)impressão e passei a sonhar com o prazer que esta novidade me proporcionaria, e claro, também com o modelo, a cor e alguns dos mil livros que quero "comprar" para o meu futuro livro digital. Sem esquecer da diversidade das aulas, dos alunos com os seus e de como se pode ampliar em minutos uma biblioteca inteira!
Que venha então essa nova era! Que estejamos preparados para receber toda essa carga de emoções e aprendizados que a tecnologia pode nos oferecer!
Que eu esteja apta como professora a encarar meus medos e dificuldades e a modernizar-me junto com meus alunos que a cada ano nascem e estão mais "virtualizados". Enquanto esse dia não chega vou continuar curtindo o cheirinho de folha nova (ou velha) dos meus queridos exemplares, cultuando o que ainda me resta de contato com esse papel poderoso e transformador de ideias e ideais que nunca deixarei de adorar tenha ele qualquer forma, odor, tamanho ou cor, sempre será um LIVRO, uma busca, uma lição, um viajar na imaginação ou mesmo uma intenção.
Talvez, ou certamente, nós educadores deixemos de existir também um dia, ou, realizaremos nossa função também de outras maneiras. À primeira vista, de novo nos causará um desconforto, como toda grande mudança, mas aos poucos o aceitaremos com alegria e aproveitaremos mais uma nova fase que chega.
Há de se preparar o espírito e a cabeça e seguir adiante.
A vida é assim, uma caixinha de surpresas, quando vemos, já estamos, não há como voltar atrás e quem disse que seria bom voltar?
Muito melhor ir...eu vou!

Um comentário:

  1. Ah, Ana! :(
    Tenho vontade de chorar qdo penso que os livros estao com os dias contados. Pq o ser humano fica inventando coisa, ne?
    saudadona de vc!!

    ResponderExcluir