terça-feira, 18 de maio de 2010

A MENINA AFEGÃ


Fotógrafo: Steve McCurry

Em junho de 1985, a revista National Geographic trouxe na capa a foto de uma jovem refugiada afegã. Desde então, milhões de pessoas em todo o mundo se perguntavam quem seria aquela garota de olhar penetrante. Hoje finalmente, sabemos quem ela é. Seu nome é Sharbat Gula, que na língua de seu povo significa menina da flor de água doce . Ela é da tribo patane, uma das que mais se envolve em guerras no Afeganistão. Agora mulher feita e mãe de três meninas, Sharbat, está com 29 ou 30 anos. Sem registro, nem ela sabe com certeza. As guerras e a vida dura roubaram sua juventude. Ela tinha apenas seis anos quando seu país foi invadido pelos soviéticos e as bombas que destruíram centenas de vilarejos mataram seus pais. Guiados pela avó, Sharbat e seus irmãos fugiram para o Paquistão. Depois de uma difícil jornada a pé - cruzando montanhas, enfrentando a neve e se escondendo em cavernas - eles foram viver num campo de refugiados. Uma história igual à de milhares de afegãos.
O QUE ESTA IMAGEM LHE TRANSMITE??

Um comentário:

  1. Dinha, tive o prazer de conhecer o trabalho de Steve Mccurry o autor desta fotografia. Inclusive pude ve-la de perto, tambem a foto de Sharbat ja adulta e outras fotografias nao tao renomadas do artista.
    O trabalho dele e impressionante, consegue transmitir em suas fotografias exatamente o que se passa no momento em que esta fotografando...nos olhos de Sharbat, nas duas fotos, conseguimos compreender um pouco de sua historia! E um fotografo sensacional!

    Beijos, mari

    ResponderExcluir